Escrito por: Fernanda Matos

CUT Bahia participa da 1ª Conferência Livre da Classe Trabalhadora e reforça unidade

Na última terça-feira (29), a sede do Sindicato dos Bancários da Bahia foi palco da 1ª Conferência Livre da Classe Trabalhadora, atividade preparatória para a Conferência Estadual do Trabalho, que será realizada no dia 28 de novembro, no Hotel Fiesta, em Salvador.
Organizada pela bancada dos trabalhadores, composta pelas seis centrais sindicais, a conferência teve como objetivo construir coletivamente propostas e reflexões que fortaleçam o diálogo sobre o futuro do trabalho, a valorização dos direitos e o papel do movimento sindical diante das transformações nas relações laborais.
Os debates foram divididos em dois eixos temáticos:

• Relações de Trabalho, Negociação Coletiva e Segurança Jurídica, com contribuições de Clériston Bulhões, advogado trabalhista do Sindipetro-BA, e Diego Ricci Freire Magalhães, assessor jurídico dos sindicatos dos Metalúrgicos de Camaçari, Simões Filho e dos Trabalhadores em Supermercados de Salvador;
• Mercado e Futuro do Trabalho, Intermediação, Qualificação Profissional e Competências, conduzido por Marcelo Carvalho, presidente da UGT-BA.

A dirigente da CUT Bahia, Gilene Pinheiro, destacou a relevância do processo e a necessidade de fortalecer a participação da classe trabalhadora nas etapas de construção das conferências. “A Conferência Livre é um espaço fundamental de escuta e formulação. É a classe trabalhadora se organizando para pensar o futuro do trabalho com base na valorização dos direitos, na negociação coletiva e na garantia de condições dignas para todos e todas”, afirmou.
O calendário segue com a 2ª Conferência Livre da Classe Trabalhadora, marcada para o dia 5 de novembro, às 17h, na sede do SINDAE, e culmina na Conferência Estadual do Trabalho, que reunirá as contribuições das etapas preparatórias e construirá a base de propostas que serão levadas à Conferência Nacional do Trabalho, prevista para março de 2026.