Escrito por: SINPAF
SINPAF luta por vagas e valorização dos trabalhadores da Embrapa
Segundo informações apuradas pela equipe do Portal Cruzalmense, o Concurso Público da Embrapa deve ter seu Edital publicado dentro dos próximos 30 dias. A empresa, que completará 51 anos de existência neste mês, passa por um momento delicado devido à ausência de trabalhadores em número suficiente para conduzir suas intensas atividades em campos experimentais.
De acordo com os trabalhadores da empresa, o Conselho de Administração tomou uma decisão que reduziu as atividades do cargo de Assistente de campo, deixando espaço para contratação indireta por tempo determinado. Relatos de diversas Unidades da empresa no país alcançaram o Sindicato, sugerindo que o Edital do Concurso seria publicado sem as vagas para Assistentes da área, que no momento é a mais necessitada.
Com isso, a Seção Sindical Cruz das Almas se reuniu com outras Seções Sindicais de todo o país em um grande ato nacional contra a precarização, que ocorreu em Brasília, em frente à Sede da empresa, com movimentação para o Palácio do Planalto.
"As manifestações alcançaram o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e assessores de Secretarias-Adjuntas do Poder Executivo, e reivindicam a manutenção do cargo de Assistente no Concurso Público", confirmou Hélder, Presidente do SINPAF Cruz.
Na tarde de quarta-feira (17), a Delegação do SINPAF na Esplanada dos Ministérios foi recebida pelo Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que se mostrou sensível à pauta defendida pelo Sindicato.
O SINPAF Cruz ressalta seu compromisso histórico contra a precarização, pela valorização profissional dos trabalhadores de todos os níveis operacionais, sem distinção, e alerta que o ato nacional tem, dentre outros, o propósito de diversificar ao máximo possível os perfis e a quantidade de vagas disponíveis, o que contribuirá para garantir a qualidade da pesquisa realizada em prol do povo brasileiro e beneficiará as pessoas interessadas no Concurso.