Escrito por: Fernanda Matos
Nesta segunda-feira (24), a CUT Bahia inaugurou um novo espaço de debate voltado à análise da conjuntura política, econômica e social, além dos desafios enfrentados pelo povo brasileiro.
A presidenta da CUT-BA, Leninha Valente, agradeceu a presença de todos e destacou a importância de um ambiente onde seja possível compartilhar informações sobre o que está sendo construído dentro dos sindicatos, associações e na sociedade civil organizada. Além disso, ela enfatizou a necessidade de ampliar o alcance dessas informações para além das bases tradicionais.
"Precisamos assumir a responsabilidade de levar para além das nossas bases tudo o que os sindicatos e os governos estadual e federal vêm construindo de positivo. Ainda não conseguimos romper essa bolha, e é essencial mobilizar os movimentos populares e a sociedade em geral para ampliar o alcance e o impacto das políticas sociais que estão sendo implementadas. Este espaço é mais um instrumento para o diálogo, a formação e o compartilhamento de ideias", afirmou Leninha.
Economia e comunicação em pauta
O primeiro debate contou com a explanação da economista do DIEESE, Ana Georgina, que apresentou um panorama da economia brasileira. Ela destacou os impactos positivos das políticas públicas implementadas pelo governo federal na vida da população e apontou caminhos para melhorias, citando como exemplo a alta da cesta básica, que tem sido um dos maiores desafios devido à inflação e às altas taxas de juros.
Já José Sérgio Gabrielli trouxe uma análise sobre os desafios da política, da economia e, principalmente, da comunicação de massa. Ele ressaltou que a esquerda ainda não conseguiu desenvolver uma comunicação que dialogue efetivamente com a população mais carente, utilizando uma linguagem popular que evidencie os reflexos positivos das políticas implementadas.
A iniciativa da CUT-BA busca fortalecer o debate e a mobilização social, garantindo que mais pessoas tenham acesso às informações e possam participar ativamente da construção de um país mais justo e igualitário.