Escrito por: ASCOM

Centrais sindicais na Bahia promovem agenda de mobilizações para eleições em outubro

Com base no número de eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno, a direção da CUT Bahia e demais centrais sindicais no estado vão promover ações de mobilização junto à classe trabalhadora

LUIS BRASIL
REUNIÃO COM PRESIDENTES/AS DAS CENTRAIS SINDICAIS NA BAHIA

Passado o primeiro turno das eleições gerais 2022, dirigentes das centrais sindicais, CUT, CTB, Força Sindical, UGT, Nova Central e CSB, fizeram um balanço sobre o atual cenário político, econômico e os desafios que estão impostos para o conjunto da classe trabalhadora no estado.

O candidato ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues, teve 49,45% dos votos válidos e, agora, tem como desafio avançar nas localidades onde os números foram menores. Já o candidato Lula, obteve 69,6%, vencendo em 415 das 417 cidades no estado.

A classe trabalhadora tem como prioridade eleger o seu representante que esteja alinhado com os interesses da própria classe trabalhadora. Defender a democracia, combater a fome, promover geração de emprego e renda, são itens essenciais que diferenciam os candidatos aos governos da Bahia e do Brasil.

É preciso reviver a história da classe trabalhadora na Bahia e no Brasil que teve seu auge ao longo dos governos Lula e Dilma com uma série de projetos que até hoje fazem diferença positiva no cotidiano do povo brasileiro.

A valorização da educação foi uma delas. Na Bahia, foram mais de 12 universidades construídas e importantes investimentos em obras de infraestrutura e saneamento básico, com destaque, para o programa Água Para Todos que beneficiou mais de 15 milhões de habitantes no estado com água tratada e de qualidade. São iniciativas como essas que se busca empreender a escolha daquele que irá governar por parte da classe trabalhadora.

Sendo assim, a direção da CUT Bahia e das demais centrais sindicais no estado, se somam a agenda de Comitês Populares de Luta e acrescentam outras iniciativas que começa com assembleias em porta de fábrica, panfletagem nas feiras livres, praças, ruas, avenidas, estações de metrô, terminais de ônibus,  etc. que vai culminar no dia 13, “Dia de Mobilização rumo à vitória nas eleições em 2º turno”.

“É preciso ir onde o povo está. Essa eleição é decisiva para todos os trabalhadores do campo, das cidades, das águas e das florestas, de modo que devemos alertar o que está por vir se não emplacarmos um representante no governo que de fato dialogue com os interesses da classe trabalhadora a situação econômica do país pode piorar ainda mais”, afirma Leninha, presidenta da CUT- Bahia.

 

LUIS BRASIL


AGENDA:

 

SÁBADO, 08/10/22
8 horas
Local: Feira de São Joaquim e Feira 7 Portas
Agitação e propaganda

15 horas
Local: Porto da Barra até o Farol
Agitação e propaganda com participação do Nanotrio


DOMINGO, 09/10/22
9 horas
Local: Itapuã, Sereia
Agitação e propaganda

SEGUNDA-FEIRA, 10/10/22
18 horas
Local: terminal de ônibus do fim de linha da Ribeira
2a Feira Gorda da Ribeira
Agitação e propaganda

TERÇA-FEIRA, 11/10/22
16 horas
Local: Estação de ônibus do metrô de Pirajá
Agitação e propaganda


QUARTA-FEIRA, 12/10/22
9 horas
Local: Parque da Cidade
Agitação e propaganda