Bancários integram Caravana de Dirigentes da CUT em Audiência na Assembléia Legislativa da Bahia sobre Terceirização

Audiência Pública acontece amanhã, 18, a partir das 9h

Publicado: 17 Setembro, 2015 - 17h04

Escrito por: Seeb Extremo Sul da Bahia

Representando a CUT regional Extremo sul da Bahia, os sindicalistas Carlos Eduardo Coimbra, Moisés Vital e Marcos Fonseca(Sindibancários), Silvânio(Sintrexbem) e Nilton(Aeroviários) participam nesta sexta-feira (18) da audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, para discutir o projeto de terceirização do trabalho, que se encontra em trâmite no Senado Federal.

A audiência, em parceria entre a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), do Senado, e a ALBA, tem a finalidade de debater o impacto que poderão ser causados aos trabalhadores pelo PLC 30\2015, que propõe a terceirização dos serviços pelas empresas.

O projeto havia sido aprovado na Câmara sob o número 4330. Iniciadas em 29 de maio, as audiências aconteceram em diversos estados. A sessão da próxima sexta-feira, será presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), às 09h, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia.

Segundo estudo feito pela CUT em parceria com o Dieese, as principais características do emprego terceirizado são o salário menor, jornada ampliada e a rotatividade, além de maior incidência de acidentes de trabalho. A central teme que, se aprovado o projeto, os direitos trabalhistas serão ameaçados, e os empregos, precarizados.

O coordenador geral do Sindibancários do Extremo Sul da bahia, Carlos Eduardo Coimbra afirma que existe a pressão da sociedade, pois o projeto ficou mais conhecido recentemente, mas falta saber o quanto o Congresso Nacional está permeável a esse tipo de pressão. “A atual composição do Congresso nacional, com parlamentares eleitos por interesse empresarial, dá margem ao retrocesso e ao ataque aos direitos dos trabalhadores.