Administração e Finanças

Secretaria de Administração e Finanças
Alfredo Santos
Gestão: 2015 - 2019

Alfredo Santos Jr. nasceu em 1982 na cidade de Dias d' Ávila, região metropolitana de Salvador. Em 1997 ingressa no curso de Técnico Químico do CEFET-BA, onde conhece o Movimento Estudantil Secundarista, compõe um grupo de oposição à direção do grêmio estudantil e articula a luta contra o decreto federal 2208 que acabou com os cursos técnicos integralizados. Em 1998 participa da refundação da ABES (Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas) e assume a "direção de grêmios" na executiva desta entidade.

Em 2000, vai trabalhar como Operador de Processo em uma indústria química localizada no Pólo Petroquímico de Camaçari e inicia sua trajetória no Movimento Sindical, primeiro dentro da fábrica como representante dos trabalhadores na comissão de PLR e em 2005 é eleito Diretor do Sindiquimica onde permanece diretor até hoje. Após a eleição do sindicato deixa a faculdade de Engenharia Química e dedica-se ao curso de Direito.
No movimento sindical foi membro do Coletivo Estadual e Nacional de Juventude da CUT, e Coordenador Norte/Nordeste do Coletivo de Jovens da CNQ/CUT, quando organizou o 1º Encontro Estadual da Juventude do Ramo Químico.

Após o 10º CONCUT, com a criação da Secretaria Nacional de Juventude e a recomposição do coletivo, Alfredo dedicou-se à política geral, assumindo a secretaria geral do seu Sindicato e, posteriormente, a Secretaria de Imprensa.

No 11º CONCUT, Alfredo Santos Jr. é eleito Secretário Nacional de Juventude da CUT com a tarefa de dar continuidade e aprofundar o trabalho de organização da Juventude Trabalhadora, com a tarefa desafiadora de continuar o diálogo com as demais secretarias da CUT, e aprofundar os laços de solidariedade entre as juventudes brasileiras, dos sindicatos e dos movimentos sociais de esquerda do Brasil e do mundo.

Eleito no 14º CECUT assume a Secretaria de Administração e Finanças da CUT Bahia com o desafio de normatizar e ampliar a arrecadação da CUT Bahia.