Twitter

CUT BA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SINTRAF CONCEIÇÃO DO COITÉ EMPOSSA SUA NOVA DIREÇÃO E COMEMORA 43 ANOS DE LUTAS

SINTRAF Conceição do Coité empossa sua nova direção e comemora 43 anos de lutas

11/01/2012

Escrito por: CUT BA

Escrito por Emanoel Sobrinho, Escola NE da CUT

Neste sábado (7), à noite, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (SINTRAF) de Conceição do Coité realizou a cerimônia de posse da sua nova direção, no Ginásio de Esportes com a presença da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e demais movimentos sociais e autoridades públicas da região.

O mestre de cerimônia Valmir Barreto, comunicador social, iniciou as atividades relatando a história e importância do SINTRAF, que completa 43 anos de existência em 2012, e convidou as entidades parceiras para compor a mesa institucional da posse. Entre as entidades, estavam a CUT-BA, MDA/SDT, FETRAF-BA, PT, FATRES, Revolucion Reggae, Codes-Sisal, CAR e EBDA Regionais.

Para Jerônimo Rodrigues, Secretário Desenvolvimento Territorial do MDA, a posse da direção do SINTRAF Conceição do Coité se dá num momento de celebração da vitória da democracia, que elegeu a primeira mulher Presidente da República, Dilma Roussef, e o avanço das políticas sociais para o campo. “O nosso governo tem fortalecido cada vez mais a atuação dos movimentos sociais, através das parcerias e da consolidação dos espaços de participação na gestão do Estado e, nesse processo de transformação, a agricultura familiar se torna mais sustentável e potencializa sua capacidade de gerar oportunidades de vida para a família do campo brasileiro”, disse.

Manoel Messias Vale, Secretário Geral da CUT-BA, destacou a importância das lutas sociais travadas pelos sindicatos da base CUTista para a construção do sindicalismo forte e representativo. “Os 43 anos do SINTRAF Conceição do Coité tem muita a ver com a construção da CUT, sendo um dos sindicatos mais fortes do nosso estado e que integra a Federação Estadual dos Trabalhadores/as da Agricultura Familiar (FETRAF), experiência gestada pela CUT para desenvolver a organização sindical no campo”, afirmou.

Urbano Carvalho, presidente empossado do SINTRAF Conceição do Coité, fez um balanço positivo da gestão anterior e assumiu o compromisso de dar continuidade e aprofundar as conquistas realizadas. Ao mencionar a CUT no seu discurso de posse, Urbano afirmou que “hoje no Brasil, sindicato não pode existir sem uma central sindical e, para ser forte, o sindicato tem que estar filiado à CUT”.

Após as falas institucionais, a direção foi empossada, com destaque para a significativa presença das mulheres assumindo a executiva e as delegacias sindicais do SINTRAF Conceição do Coité. Em seguida, os mais de 300 agricultores e agricultoras familiares presentes curtiram show de voz e violão.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • Orkut
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DA BAHIA
Rua da Independência, 16 | Nazaré | CEP 40040-340 | Salvador | BA
Fone: (55 71) 3322.9908 / 3321.9473| www.cutbahia.org.br | e-mail: sg@cutbahia.org.br